Solução em conectividade sem fio da Digi é premiada em competição nacional de veículos elétricos

A equipe Fórmula Tesla, representante da UFMG na categoria Elétrica da 16ª Competição Fórmula SAE, alcançou o primeiro lugar na categoria Projeto e recebeu elogios pelo sistema de telemetria desenvolvido a partir módulos XBee da Digi.

A competição Fórmula SAE BRASIL, tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro do tipo Fórmula.

Para a edição de 2019, concluída em 01/12 em Piracicaba-SP, os estudantes de engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) receberam o patrocínio Prata da Digi International através da Vika Controls, sua representante no Brasil, para o desenvolvimento do sistema de telemetria do veículo elétrico NK319.

O sistema de telemetria utilizou de módulos de comunicação sem fio XBee PRO 900HP para transmissão de dados de longo alcance e em tempo real entre o veículo e a base remota durante as provas e testes. Dados como aceleração, temperatura, tensão da bateria, velocidade são disponibilizados à equipe durante todo o percurso da prova, permitindo uma análise em tempo real das condições e desempenho do veículo em plataforma mobile e desktop.

Fórmula Tesla UFMG 2019 Digi Xbee

Após experiências mal sucedidas com outro módulo de comunicação devido a um alcance de transmissão insuficiente e dificuldades na parametrização, Renan Moreira, um dos estudantes da equipe Fórmula Tesla responsáveis pelo projeto de telemetria do veículo nos conta as vantagens e facilidades encontradas com a solução da Digi:

“Nosso sistema de telemetria tinha uma performance insuficiente antes de utilizarmos os XBees, principalmente devido à pequena distância de comunicação que conseguíamos: para cobrir toda a pista em que o carro compete anualmente, precisávamos de uma distância mínima de comunicação de 330 metros, e o módulo que utilizávamos nunca conseguiu nos fornecer essa distância.

Nesse aspecto, o XBee se mostrou extremamente útil e poderoso, considerando que conseguimos distâncias superiores a 500 metros sem complicações. E a respeito da facilidade de implementação, considerando o uso intuitivo dos módulos, a principal vantagem que isso nos forneceu foi quanto ao tempo de implementação: em questão de um mês, todo o sistema de telemetria foi substituído para o XBee, e isso fez com que tivéssemos mais tempo para a implementação de outras partes do protótipo, inclusive para projetar o resto do nosso sistema de telemetria – levando em conta que a nossa interface gráfica de desenvolvimento próprio e utilização de duas antenas receptoras são diferenciais da equipe entre outras do Brasil”.

Como resultado, o projeto de telemetria desenvolvido pela equipe teve grande visibilidade durante o evento:

“Nesse ano obtivemos 1º lugar na prova de projetos. Isso significa que o nosso protótipo possui o melhor projeto do Brasil! E grande parte dessa conquista se deve à nossa telemetria inovadora e robusta. Esse resultado só foi atingível graças ao uso dos módulos XBees, que abriu portas para o desenvolvimento contínuo do nosso sistema de telemetria! A telemetria do nosso protótipo foi amplamente elogiada durante a competição, principalmente por ser um diferencial entre as equipes brasileiras: nenhuma outra se preocupou em realizar um estudo aprofundado de telemetria e de como a escolha de módulos/antenas impacta na eficiência da comunicação como nós do Fórmula Tesla realizamos”.

Fórmula Tesla UFMG 2019 Digi Xbee

Interface gráfica de desenvolvimento próprio de equipe Tesla, que ainda apresenta o diferencial de ser multiplataforma, rodando em desktops e mobile.

Parabéns à equipe Fórmula Tesla pelo projeto e pela premiação!

Para soluções em conectividade sem fio M2M robustas e fáceis de implementar, conte com a Vika Controls e a família de módulos Digi XBee.

DIGI Xbee PRO 900 HP

Digi Modulo XBee 900HPMódulos XBee de 900 MHz que oferecem longo alcance.

Módulos DIGI XBee 3

Protocolos ZigBee 3.0, 802.15.4, DigiMesh e BLE em um só módulo.