O XBee completa 15 anos!

A família Digi XBee® acaba de completar 15 anos!

Esse é um marco importante para qualquer produto, mas mais especialmente em um setor que evolui tão rapidamente como a Internet das Coisas (IoT). Os módulos XBee são pequenos rádios que fornecem a comunicação entre máquinas, sensores, tanques industriais, drones, trens, equipamentos médicos, torres de celular e os milhões de outros dispositivos em funcionamento no mundo de aplicações sem fio.

Além disso, o poderoso módulo XBee alcançou outro marco recentemente: 15 milhões de XBees implantados em todo o mundo.

Em reconhecimento ao 15º aniversário e sucesso do Digi XBee, vamos rever seu passado e destacar alguns dos principais marcos de sua história.

IoT antes de existir a IoT

Quando o Digi XBee foi lançado em 2005, o XBee ainda não era chamado de XBee e a Internet das Coisas não era chamada de “Internet das Coisas”. Naquela época, falava-se em comunicações Machine-to-Machine (M2M). Os antecessores dos XBees foram desenvolvidos pela MaxStream Inc., adquirida pela Digi em 2006, e possuíam nomes como XStream e XTend e operavam na faixa de 900 MHz usando protocolos proprietários. Esses dispositivos eram do tamanho de um cartão de crédito.

Fato curioso #1

O nome “XBee” surgiu da convenção de nomenclatura usada na época pelo então fabricante MaxStream, usando a letra “X” combinada com “Bee” do protocolo ZigBee.

Fato curioso #2

“XBee” não é sinônimo de “módulo de radiofrequência sem fio”. Digi XBee é o nome da marca registrada do XBee, de propriedade da Digi International Inc.

Um prato cheio para a comunidade Maker

Os primeiros módulos Digi XBee foram usados principalmente pela comunidade Maker para projetos como robótica do tipo “faça você mesmo”, automação residencial e invenções, como o braço robô de controle remoto e o Omniwheel Robot das imagens acima. Você pode ver mais invenções e inovações de nossos amigos Makers na Galeria de projetos.

Os primeiros modelos XBee eram excelentes para essas aplicações. Os kits de desenvolvimento eram baratos, fáceis de usar e muito populares entre as equipes de estudantes que aprendiam sobre radiofrequência (RF) nos projetos com comunicação sem fio. E eles ainda são! São vários projetos de estudantes ao redor do mundo utilizando os módulos XBee. No Brasil, por exemplo, temos o recente case de sucesso no projeto de veículo elétrico da equipe Fórmula Tesla da UFMG.

A comunidade Maker contribuiu significativamente para o sucesso do XBee. O módulo foi introduzido ao time da Sparkfun e foi uma combinação perfeita para os negócios deles. A Sparkfun atende estudantes, entusiastas e engenheiros que procuram componentes para seus projetos. E enquanto a tecnologia sem fio estava se tornando mais popular, muitos dos produtos no mercado eram muito caros ou difíceis de implementar. O XBee facilitou o acesso sem fio.

O Digi XBee preencheu uma lacuna oferecendo uma solução sem fio acessível, fácil de usar, bem documentada e com ótimas ferramentas, ótimo suporte e um fórum on-line. Parcerias como essa ajudaram a tornar o XBee o que é hoje.

Muitos desses primeiros alunos e Makers passaram a incorporar os módulos Digi XBee em produtos comerciais de sucesso. Então, com o advento da IoT Industrial, os casos de uso dos módulos sem fio Digi XBee foram ampliados para incluir uma vasta gama de aplicações industriais e de cidades inteligentes.

O resto, como dizem, é história! Aqui estão alguns dos marcos:

  • O primeiro módulo Digi XBee, a Série 1, foi baseado no protocolo IEEE 802.15.4. Foi aprovado pela FCC nos Estados Unidos no final de 2005. Ele foi seguido pela Série 2, baseada no protocolo ZigBee. Ao longo dos anos, a Digi continuou a suportar esses protocolos com versões mais avançadas do módulo, incluindo uma combinação de rádio e microprocessador em um único módulo.
  • Em 2006, a Vika Controls, como representante da MaxStream, saiu na frente no fornecimento e suporte técnico local especializado de módulos XBee para clientes em todo o Brasil. Rapidamente, aplicações envolvendo controles remotos industriais, sistemas de alarme de incêndio, máquinas de jogos eletrônicos e placares esportivos foram desenvolvidas pela indústria nacional com a tecnologia XBee para atender demandas de comunicação sem fio do nosso mercado.
  • Para aumentar os poderosos recursos do ZigBee, em 2008 a Digi desenvolveu uma tecnologia de rede em malha proprietária, chamada DigiMesh®. O DigiMesh e o ZigBee são protocolos complementares de várias maneiras, oferecendo aos desenvolvedores duas ótimas opções para integrar a tecnologia mesh em seus projetos, cada uma com vantagens significativas para diversas necessidades de aplicações.

  • O modem Digi XBee SX, lançado em 2016, foi descrito como o “mais potente” do ecossistema XBee. Este modem de nível industrial contava com a incrível potência de 1 watt a 900 MHz. Era – e é – a solução sem fio embarcada perfeita para OEMs que precisam de um modem capaz de atender ambientes com ruído e cobrir distâncias extremas sem gastar muito.
  • A Digi também introduziu gateways baseados nos módulos XBee, incluindo o Digi XBee Gateway e o Digi XBee Industrial Gateway, para apoiar os desenvolvedores de produtos com conectividade de ponta a ponta em aplicações internas e externas. Os gateways conectam qualquer número de dispositivos XBee e oferecem um ambiente Python de código aberto para desenvolvimento de aplicações personalizadas, além de integração pronta para uso com o Digi Remote Manager® para configuração e gerenciamento de redes XBee.

  • Em 2018, com o lançamento do XBee 3, mais recursos em segurança, conectividade e programabilidade foram adicionados ao ecossistema a partir do Digi TrustFence®, Bluetooth Low Energy (BLE) para configuração local e recursos de programação Micropython para permitir computação de borda.
  • O design inteligente de IoT significa selecionar a solução certa para um trabalho específico, não para todos os trabalhos. É por isso que a linha Digi XBee, além de seus modelos de alta potência e baixa latência, inclui modelos de baixo custo e baixa potência para implantações em que apenas pequenas quantidades de dados são transmitidas e a latência não é crítica. Para esses casos, os módulos Digi XBee 3 para celular LTE-M / NB-IoT apresentam um modo de economia de energia que aumenta a vida útil da bateria. Com este módulo, a Digi simplifica a tarefa de integrar a mais recente tecnologia LTE e LPWA de baixa potência em uma variedade de dispositivos de IoT.

xbee3-lte-3g-digimesh-modulos-iot

  • Em 2019, a Digi anunciou o Digi XBee Tools – um conjunto premiado de ferramentas baseadas em nuvem, hardware e software, projetado para suportar todo o ciclo de vida do produto IoT, desde a criação de protótipos até a configuração, fabricação, implantação e gerenciamento contínuo. O conjunto de ferramentas, que inclui nove produtos e serviços de suporte, incluindo downloads gratuitos, como a ferramenta de configuração e teste Digi XCTU®, foi projetado para acelerar o desenvolvimento, reduzir o tempo de colocação no mercado e melhorar o processo de monitoramento, gerenciamento e atualização de dispositivos instalados.

Hoje, a linha Digi XBee inclui várias variantes RF e celulares. O layout consistente dos pinos, ou “compatibilidade pino a pino”, significa que os dispositivos XBee são compatíveis com versões anteriores, permitindo que os clientes aumentem as instalações existentes ou troquem por módulos mais novos com o mesmo fator de forma.

A facilidade de uso impulsiona a adoção

Levar uma aplicação de IoT da prancheta para o mercado é um processo complexo de várias etapas. Assim, o que começou com um produto evoluiu para um ecossistema inteiro de módulos embarcados programáveis e ferramentas de software. O Digi XBee Tools suporta o ciclo de vida completo de aplicações, desde a prova de conceito inicial até a implantação e o gerenciamento de dispositivos em uma rede em funcionamento.

Os kits de desenvolvimento de software Digi (SDKs) incluem bibliotecas, exemplos de código e documentação para ajudar a simplificar o trabalho dos desenvolvedores na criação e implantação de aplicações. Por exemplo, o Digi XBee Mobile SDK é usado para criar aplicações móveis em Apple iOS e Android que interagem com os módulos Digi XBee 3 via Bluetooth. A criação de uma aplicação móvel habilitada para Bluetooth envolve autenticação e criptografia complexas. O Digi XBee Mobile SDK ajuda a acelerar este processo.

Quando os desenvolvedores estão prontos para instalar, configurar e testar uma aplicação antes da implantação em campo, a interface gráfica amigável do Digi XCTU facilita e agiliza o processo. O Digi XCTU é compatível com Windows e MacOS e pode representar graficamente uma rede XBee inteira.

Por fim, o Digi Remote Manager® permite a configuração e o gerenciamento de centenas ou até milhares de dispositivos XBee remotamente. Esse aplicativo baseado em nuvem permite que os gerentes de rede monitorem e controlem com segurança dispositivos IoT distribuídos e implementem atualizações em massa de firmware e software automaticamente, praticamente de qualquer lugar do mundo.

xbee-15yr-industry-graphic

Aplicações dos módulos XBee – Da Terra à Lua

Hoje, com mais de 15 milhões de módulos Digi XBee implantados em todo o mundo, os XBees estão literalmente em toda parte, conversando com sensores e dispositivos em todo o mundo e também fora do planeta. Esses minúsculos módulos apoiam os projetos de estudantes construindo foguetes e carros de corrida. Eles apoiam projetos industriais, aplicações agrícolas, Smart Cities e a indústria do entretenimento. Em resumo, eles fazem grandes coisas acontecerem e têm uma variedade tão grande de usos em aplicações sem fio que é quase impossível descrever uma única matéria.

Aqui está uma breve pesquisa sobre as vastas aplicações desses dispositivos para dar aos nossos leitores uma ideia da amplitude e profundidade do impacto do XBee em nosso mundo… e além!

Cidades inteligentes e energia

Solar Power Plant in modern city in sunset,Sustainable Renewable Energy

As cidades inteligentes de todo o mundo estão buscando maneiras de melhorar a eficiência, reduzir o desperdício e o impacto ambiental e obter melhores insights sobre sua infraestrutura e processos. As aplicações são amplas e crescentes, e incluem tudo, desde projetos de sistemas de transporte público até aplicativos de monitoramento climático, estações inteligentes de medição e carregamento de veículos elétricos.

  • Como as luzes de rua são essenciais para a segurança de qualquer ambiente urbano, um fator determinante nas cidades inteligentes é uma iluminação que consuma menos energia e ofereça maior flexibilidade e controle. A CIMCON, por exemplo, integra os módulos Digi XBee ZigBee em sistemas de iluminação como parte de uma rede mesh ZigBee para ajudar vizinhanças a reduzir seus custos de energia e consumo de carbono.
  • A Mira Bella Energy desenvolveu um sistema de painel solar bifacial para integrar-se a um sistema de iluminação pública industrial, usando os módulos Digi XBee ZigBee e outras soluções Digi.

Agricultura e criadouros

Industrial agricultura de precisão telemetria sem fio conectividade digi xbee

Agricultores de todo o mundo usam os módulos Digi XBee para melhorar a eficiência, conservar recursos e tornar suas operações mais lucrativas.

  • A WiseConn, empresa especializada em controle de irrigação, construiu uma solução com módulos de rádio Digi XBee para permitir que os agricultores controlem o consumo de água monitorando remotamente os campos e transmitindo dados usando sensores sem fio de baixo consumo. O resultado para os clientes da WiseConn foram melhores rendimentos, até 30% de redução no consumo de água e menores emissões de gases de efeito estufa.
  • A bioFeeder, uma empresa que apoia produtores de camarão com tecnologia integrada, construiu sistemas de alimentação automatizados para ajudar as fazendas a otimizar o uso de sua equipe, melhorando os horários de alimentação e a produção.
  • A BinSentry desenvolveu uma solução de automação e monitoramento de alimentação usando o Digi XBee Cellular para ajudar os pecuaristas a monitorar as caixas de ração e garantir que eles tenham um suprimento confiável e ininterrupto de ração.

Aplicações industriais

As aplicações para os módulos Digi XBee no ambiente industrial são vastas e crescentes. Esses poderosos módulos ajudam a solucionar alguns dos maiores desafios em áreas remotas e ambientes agressivos:

  • Como você sabe quando os tanques precisam ser cheios ou quando a temperatura está fora da faixa?
  • Como você sabe quando os dispositivos remotos precisam de manutenção?
  • Como você pode garantir uma bateria de longa duração e ser notificado quando as baterias precisam ser substituídas?
  • Como você obtém leituras regulares em ambientes perigosos sem arriscar a vida humana?

Os módulos Digi XBee aparecem em muitas aplicações industriais para fornecer comunicações críticas e transferência de dados entre instalações remotas e escritórios e para apoiar sensores na detecção e reporte de problemas. Eles enviam os dados coletados pelos sensores para serviços em nuvem como o Digi Remote Manager e outros aplicativos. E eles são projetados para funcionar em modo de baixo consumo de energia com ciclos de suspensão configuráveis para longa duração da bateria.

Aqui estão alguns exemplos de aplicações industriais desenvolvidas pelos clientes Digi:

  • A Firebreak, por exemplo, construiu um sistema de detecção de incêndio usando os módulos Digi XBee ZigBee, os gateways Digi e o Digi Remote Manager para a identificação de incêndios antes que se tornem fora de controle.
  • A 30MHz desenvolveu um sistema de monitoramento de sensores para uso em aplicações industriais e agrícolas, usando os módulos Digi XBee. Os sistemas são projetados para coletar dados de tanques e outros sistemas remotos, automatizar processos e centralizar seu monitoramento. Os aclamados kits da 30MHz capturam métricas como temperatura, umidade, posição e vibração e depois transmitem esses dados para um banco de dados central para notificações, alertas, gráficos e análises de tendências.

industrial-soluções-sem-fio-xbee-digi-2

Mídia e entretenimento

O Digi XBee tem sido abençoado com uma exposição extremamente grande. Aqui estão algumas das histórias mais interessantes da história do XBee:

Ao infinito e além

Os módulos Digi XBee operam em aplicações de curto e longo alcance, dando suporte a aplicações que precisam manter a comunicação de qualquer lugar. Não queremos nos gabar, mas eles vão realmente a qualquer lugar!

  • Empresas de drones como Draganfly e Flying Eye integram os módulos Digi XBee em seus sistemas para suportar o crescente número de aplicações para drones, desde propósitos militares e serviços de entrega até resposta à emergências.
  • Este é especial. A NASA, sim, A NASA!, escolheu o Digi XBee para seu programa de satélite TechEdSat. O programa TechEdSat usa pequenos satélites chamados CubeSats para realizar uma variedade de experimentos que só são viáveis no espaço. O programa TechEdSat mostra como o hardware comercial disponível no mercado pode tolerar o ambiente hostil de lançamento, órbita e reentrada e, assim, acelerar o desenvolvimento de vôos espaciais comerciais.

XBee-Rocket-Blastoff-nasa

xbee-Award-Compass Intelligence Tech Awards

O Digi XBee é vencedor de prêmios!

Como se costuma dizer em premiações, já é uma honra apenas ser indicado. Mas, honestamente, é ainda melhor vencer. Em uma cerimônia de novembro de 2019 em seu estado natal, Minnesota, a Digi International ganhou o prêmio 2019 Minnesota Tekne Award na categoria IoT. Este prêmio foi entregue pela Minnesota High Tech Association (MHTA) e foi compartilhado pelas equipes de desenvolvedores da Digi em Hopkins – Minnesota, Lindon – Utah e Logrono – Espanha. O pacote Digi XBee Tools foi reconhecido por ajudar as organizações a “simplificar o desenvolvimento, chegar ao mercado mais rapidamente, melhorar a segurança da IoT e ter a capacidade de monitorar e gerenciar dispositivos implantados”.

Em 2020, o Digi XBee Tools venceu novamente e foi nomeado Plataforma de Desenvolvimento de Aplicações de IoT do Ano no 8º Prêmio Anual da Compass Intelligence Tech Awards.

Recursos e ferramentas

Hoje, temos uma rica coleção de recursos para desenvolvedores que estão se preparando para projetar, testar, criar, certificar e entrar no mercado com projetos sem fio. Aqui estão alguns deles para ajudar você a começar:

  • Módulos Digi XBee RF e celular e software: com vários módulos de comunicação para escolher, suportando uma variedade de protocolos, além de software, bibliotecas de códigos, documentação e suporte, os desenvolvedores têm uma caixa de ferramentas completa para todas as necessidades de comunicação sem fio.
  • Ferramentas Digi XBee: Nosso conjunto de ferramentas para suportar todo o ciclo de vida do produto de sua equipe, desde o design até a construção, fabricação, implantação e gerenciamento do produto implantado.

Um mundo de infinitas possibilidades!

A liberdade de design, a conectividade sem fio flexível e a facilidade de uso do Digi XBee fizeram dele a escolha número 1 para conectividade sem fio embarcada em todo o mundo. Com mais de 15 milhões de módulos implantados, ajudou a eliminar as barreiras e a complexidade de adicionar conectividade sem fio aos produtos, além de expandir as possibilidades.

Mas estamos ainda mais empolgados com o que o futuro reserva. Como a tecnologia sem fio e a IoT encontram novos usos todos os dias nos setores da agricultura, saúde, varejo, trânsito, fabricação e viagens espaciais, diríamos que as possibilidades são ilimitadas.

Quantos fabricantes de soluções em comunicação sem fio evoluem constantemente uma linha de produtos e mantêm ao longo de 15 anos?

Pense nisso ao escolher o seu parceiro no desenvolvimento dos produtos que a sua empresa colocará e manterá no mercado nos próximos anos. Entre em contato conosco se pudermos apoiar sua equipe de desenvolvimento no cumprimento de suas metas!

Texto original pela Digi International adaptado e livremente traduzido pela Vika Controls.

modelos-digi-xbee-30-sx-pro-modulos-oem